terça-feira, 20 de novembro de 2012

John Williams, maestro e compositor


Nascido John Towner Williams em Long Island (Nova Iorque) a 8 de fevereiro de 1932, Williams é um compositor americano premiado várias vezes por suas trilhas sonoras.

Amigo de Steven Spielberg, assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como “Jurassic Park”, “Tubarão”, “A Lista de Schindler”, “Indiana Jones” e o recente “Munique”.

Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor da famosa trilha (dos 6 filmes) da bem sucedida série cinematográfica “Star Wars”. Outras trilhas famosas de autoria de Williams são a dos três primeiros episódios da série “Harry Potter” e a trilha do primeiro “Superman” estrelado por Christopher Reeve. Indicado nada menos que 45 vezes ao Oscar, foi vitorioso com “Tubarão”, “E.T.”, “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, “A Lista de Schindler” e “Fiddler on the Roof”.

Além dos seus trabalhos em trilhas de filmes, é conhecido também por suas obras eruditas e concertos, como: o concerto para fagote e orquestra, o concerto para violoncelo e orquestra, o concerto para trompete e orquestra, o concerto para violino , flauta e orquestra e o concerto para trompa e orquestra.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vanda Otero, contralto



Formou-se em canto pela Universidade Federal da Bahia. Fez diversos concertos com a Orquestra Sinfônica da UFBA e participou das montagens das óperas “Le Nozze de Fígaro” (Mozart) e “Il Guarani” (Carlos Gomes). Como solista, interpretou Annina na montagem de “La Traviata” (Verdi), com a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência do maestro Pinno Onnis. Como convidada do Coro Barroco na Bahia, foi solista do “Réquiem” (Mozart) e da Cantata 106 (J. S. Bach). Participou do 9º, 11° e 12° Festival “Música nas Montanhas” (Poços de Caldas). Fez ainda Master Classes com os Professores Antonio Salgado, Eliane Sampaio, Patricia Morandini, Ângela Barra, Valentin Gloor, Francisco Campos e Céline Imbert. Recentemente cantou o papel de Mercedes na montagem da ópera Carmen, produção da ALBA. É membro da Arena Cia. de Artes onde
realiza concertos regularmente.

Verônica Santos, SOPRANO


Graduada em canto lírico pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e pós-graduada pela Universidade de Brasília - UNB. Leciona as disciplinas Canto, Técnica Vocal e Literatura Vocal e Acompanhamento na graduação da Escola de Música da UFBA. É Preparadora Vocal do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Já lecionou e coordenou curso de canto lírico e técnica vocal vocal em algumas instituições, tais como SESC- BA e Fundação Cultural de Juazeiro. Venceu o 9º Concurso “MARACANTO” (2004) em São Luis do Maranhão. Protagonizou óperas como “Le Nozze di Figaro” (W. A. Mozart) e “Il Tabarro” (G. Puccini), sob a regência do Maestro Pinno Onnis.Foi solista em peças como a “Missa da Coroação” de Mozart com regência do Maestro H. Schwebel, “Fantasia Coral” de Beethoven (Fortaleza – Ceará) regência do Maestro Lanfra nco Marcelletti, "Vozes do Holocausto" com regência do Maestro Russel Shelley (USA). É membro fundadora da Arena Cia. de Artes onde matem intensa atividade de concertos em Salvador.