terça-feira, 20 de novembro de 2012

John Williams, maestro e compositor


Nascido John Towner Williams em Long Island (Nova Iorque) a 8 de fevereiro de 1932, Williams é um compositor americano premiado várias vezes por suas trilhas sonoras.

Amigo de Steven Spielberg, assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como “Jurassic Park”, “Tubarão”, “A Lista de Schindler”, “Indiana Jones” e o recente “Munique”.

Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor da famosa trilha (dos 6 filmes) da bem sucedida série cinematográfica “Star Wars”. Outras trilhas famosas de autoria de Williams são a dos três primeiros episódios da série “Harry Potter” e a trilha do primeiro “Superman” estrelado por Christopher Reeve. Indicado nada menos que 45 vezes ao Oscar, foi vitorioso com “Tubarão”, “E.T.”, “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, “A Lista de Schindler” e “Fiddler on the Roof”.

Além dos seus trabalhos em trilhas de filmes, é conhecido também por suas obras eruditas e concertos, como: o concerto para fagote e orquestra, o concerto para violoncelo e orquestra, o concerto para trompete e orquestra, o concerto para violino , flauta e orquestra e o concerto para trompa e orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário