domingo, 27 de junho de 2010

DANIEL GUEDES, violinista

“Guedes não é um simples virtuose: é um músico de técnica brilhante, mas acima de tudo um artista excepcional. Em todo o decorrer do concerto a alma pulsava nas cordas do violino.”
O Globo

Reconhecido pela crítica especializada com um dos mais expressivos artistas de sua geração, Daniel Guedes estudou em Londres com Detlef Hahn na Guildhall School of Music, e em Nova York com Pinchas Zukerman e Patinka Kopek na Manhattan School. Venceu os concursos Jovens Concertistas Brasileiros, Bergen Philharmonic e Waldo Mayo Memorial Award, estreando no Carnegie Hall com o concerto n° 1 de Max Bruch.

Apresenta-se como solista junto às principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra e Noruega, tendo atuado sob a regência de Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Roberto Tibiriçá e Roberto Minczuk entre outros.

Gravou com a OSB o concertino de Guerra-Peixe e o concerto de Henrique Oswald. Lançou o CD Impressões Brasileiras, com obras de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes e Alceo Bocchino, e em 2007 gravou as sonatas de Beethoven para violino e piano com o pianista israelense Ilan Rechtman pelo selo Well Tempered Productions.

Daniel Guedes é professor do Conservatório Brasileiro de Música, do Instituto Baccarelli e leciona também nos festivais de Campos do Jordão e Santa Catarina. Como regente, atuou frente à Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, da Universidade de Brasília, Sinfônica da Bahia, de Campinas e OSUSP.

Daniel Guedes participa pela quarta vez consecutiva desses dois concertos com a ORSSE. Em 2009, ele deu declarou: “Eu e o maestro Guilherme Mannis já somos parceiros, além de tocarmos juntos aqui, tocamos em várias outras orquestras, como no Amazonas e Espírito Santo, por exemplo. Mas aqui, em Aracaju, tem um calor especial, pois cada vez que eu toco com a ORSSE, eu percebo a evolução da orquestra e percebo que o nível musical está aumentando cada vez mais. Por isso, para mim é sempre uma alegria muito grande participar de concertos com a Sinfônica de Sergipe”.



visite o website de Daniel Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário