quarta-feira, 14 de julho de 2010

PIANO BRASIL VI - MIGUEL PROENÇA















Atingindo a marca de mais de 100 concertos em cerca de 70 cidades, o Piano Brasil vem registrando bons índices de aceitação por parte do público e da crítica, levando as obras do repertório pianístico brasileiro e internacional a cidades que dificilmente recebem concertos deste nível. Com patrocínio do Sesi Nacional, CEEE e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto iniciou em 2005, quando esteve em 13 cidades com Miguel Proença fazendo os recitais de lançamento da coletânea Piano Brasileiro, editada pela Gravadora Biscoito Fino.
Em 2010, acontecerão recitais em Aracaju (Sergipe), Salvador (Bahia), Belém (Pará), Manaus (Amazonas), Natal (Rio Grande do Norte), Recife (Pernambuco), Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia (Minas Gerais), Salto, Jundiaí e Tatuí (São Paulo), Curitiba e Maringá (Paraná), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Cordeiro (Rio de Janeiro) e Goiânia (Goiás).

Pianista de renome internacional, natural de Quaraí, Rio Grande do Sul, e radicado no Rio de Janeiro, Miguel Proença é um artista em permanente evidência no meio musical brasileiro. A sua celebridade como instrumentista vem sendo saudada eloqüentemente, nos últimos 40 anos, por críticos nacionais e estrangeiros. Já atuou em todos os Estados brasileiros e diversos países da Europa, Ásia e Américas, como camerista e solista. Como camerista fez duos com Salvatore Accardo, Jean-Pierre Rampal, Leonard Rose, Paul Tortelier, Arto Noras, Janos Starker, entre outros.
Lançou inúmeros CDs de repertório internacional pelo Selo Vox Classics, Alemanha, com Sonatas de Schubert e Chopin e pelo Selo M.A Music International, o CD Brazilian Impressions.
Exerceu cargos de Diretor da Sala Cecília Meireles, Diretor da Escola de Música Villa-Lobos e Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Recebeu em 1991, a Comenda da Ordem do Rio Branco no grau de Comendador por suas atividades no cenário musical brasileiro.
Em 1989 e 1999, foi escolhido pela APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo), como Melhor Pianista do Ano. No ano de 2001, foi premiado com o 1º Troféu Negrinho do Pastoreio, na categoria Música Erudita, oferecido pela AGM, Associação Municipalista do Rio Grande do Sul.
Participou como jurado em vários concursos internacionais tais como Gina Bachauer em Salt Lake City, Piano Wold Master (Paris), Senigaglia (Itália) , José Iturby (Espanha) , 5th International Tchaikovsky Competition em Tóquio (Japão); Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa, (Portugal) e do XLVII Concurso Internacional de Piano – Premio Jaén, Espanha.
Foi diretor artístico do Teatro do SESI-RS, durante dez anos.
Exerceu de 1997 a 2002, o cargo de professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha.
Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, faz parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,UERJ.
Em 2003, 2004 e 2005 realizou inúmeros recitais na Europa e no Japão.
Em abril de 2005 lançou a coletânea Piano Brasil pela gravadora Biscoito Fino, inaugurando o Selo Biscoito Clássico. Considerada pela UNESCO “patrimônio da música brasileira”, a Coletânea Piano Brasil teve, em sua primeira fase, tournée de lançamento em treze cidades brasileiras com excelente repercussão de público e crítica.
De março a setembro de 2006, iniciou a segunda fase da tournée, denominada PIANO BRASIL II, que passou por 15 cidades brasileiras. Neste mesmo ano, juntamente com a atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco “Tango”, pelo Selo Biscoito Fino –, escolhido como “Melhor Disco de Língua Estrangeira”, no Prêmio TIM de Música Brasileira. Recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembléia Legislativa do RS, e o Prêmio Destaque Gaúcho, conferido pelo Programa Destaque Gaúcho.
Em 2007, a Turnê Piano Brasil obteve o mesmo sucesso.
No ano de 2008, Miguel Proença realizou o Piano Brasil IV, percorrendo mais de 30 cidades no Brasil e a turnê internacional, Piano Brazil in the World, iniciada com uma apresentação no Carnegie Hall, em New York além da participação em diversos Festivais na Itália, França, Espanha , Macedônia.
Em 2009 continuou com sucesso a Turnê Piano Brasil V, além de master classes e Festivais na Europa.
Miguel Proença é um artista Steinway e figura no “Wall of Fame“ da Steinway&Sons em Hamburgo, Alemanha , juntamente com os maiores pianistas de todos os tempos.



SERVIÇO

Piano Brasil, com Miguel Proença

Quando: 16 de julho (domingo), às 20h

Onde: teatro Tobias Barreto
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia), à venda na bilheteria do teatro

Informações: 3179-1496

Nenhum comentário:

Postar um comentário