segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Claudio Cohen, Maestro Convidado



Cláudio Cohen é brasiliense, maestro e violinista, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior seja como solista, camerista bem como artista convidado dos principais festivais de música do Brasil, é membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro onde atua na condição de Spalla, faz parte do Quarteto de Brasília com o qual já realizou turnês pelo Brasil, Ásia, América do Norte, Mercosul, Europa e gravou 9 CDs, o primeiro deles vencedor do Prêmio  Sharp na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, é também ganhador do Prêmio OK de Cultura, indicação para o Premio TIM de música ano 2003, indicação para o VII Prêmio Carlos Gomes sendo em 2004 vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Premio Carlos Gomes com o Quarteto de Brasília, Premio Brasil de Excelência ALMUB 2006. Cláudio Cohen foi parecerista em projetos culturais do MinC; professor de violino do Departamento de Música da UnB, tendo também ministrado cursos nos principais festivais de música do país. Exerceu entre 1999 e 2004 à função de Diretor Executivo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
É membro e foi Diretor de Música da Academia Brasileira de Letras e Música – ALMUB. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília no Grau de Oficial e da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador.
Trabalhou intensamente a prática da regência com os maestros Silvio Barbato e Emílio de César, tendo também recebido orientações dos maestros Carlo Paleschi  (Itália), Miguel Graça Moura (Portugal), Ermano Florio (USA), Fabiano Mônica (Itália), Carmine Pinto (Itália), Christian Ehwald (Alemanha), Roberto Montenegro (Uruguai) e Abel Rocha (São Paulo).
Atuou como maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro nas temporadas de 2002 e 2003.
Foi o coordenador do grupo de transição na área da cultura do governo eleito de Arruda e Paulo Octávio.
Cláudio Cohen é também advogado, com pós-graduação em Direito Processual Civil, regularmente inscrito na OAB/DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário