A
União do timbre escuro e quente com o
pleno conhecimento dos estilos do Canto, principalmente o Bel Canto, fizeram de
Edna D’Oliveira, natural de Belo Horizonte, Brasil, uma das mais importantes
sopranos da América do sul.
Graduou-se como Bacharel em Canto
pela Universidade Estadual Paulista .
Especializou-se com Joy Mammon, na
Royal Academy of London e atuação perística com os maestros Alex Imgram e
Lionel Friend da English Nacional Opera. Desenvolve atualmente um trabalho técnico
com Neyde Thomas no Brasil e Eliane Coelho em Viena.
O repertório de Edna D’Oliveira,
abrange alguns dos principais personagens, tais como Gilda em “Rigoletto”,
Adina em “L’Elisir d’Amore”, Musetta em “La Boheme”, Micaela em “Carmem”,
Norina em “Don Pasquale”, Susana em “Le Nozze de Fígaro”, Madam Silberklang em
“Die Schauspieldirektor” e outros.
Premiada em concursos de Canto no
Brasil, tais como, Prêmio Puccini no “II Concurso Maria Callas”, e primeiro
lugar no “Prêmio Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São
Paulo(OSESP)” .
Participou das óperas “Die Walküre”
como Ortlinde e “Götterdammerung” como Woglinde, na primeira produção
completa do ciclo “Der Ring des Nibelungen” no IV Festival Amazonas de Ópera.
Interpretou no Teatro Municipal de São
Paulo, Elena em “Il Cappello di Paglia di Firenze”, Amore e Speranza em
“Orfeo”, Pamina em “Die Zauberflöte”. No Teatro São Pedro, obteve excelentes
criticas como Adina em “L’Elisir d’Amore”.
Com vasto repertório sinfônico e de
música de câmara, Edna apresentou-se junto à OSESP – Orquestra Sinfônica
do Estado de São Paulo, as Missas em Dó Menor KV 427, de Mozart, Missa em Lá
Bemol Maior D687, de Schubert, sob a direção do maestro alemão Klaus Peter Flor
e “Prayers of Kierkegaard” de Samuel Barber com o maestro John Neschling. Com a
Orquestra Petrobrás no Rio de Janeiro cantou “Sonhos de uma Noite de Verão” de
Mendelsshon e a versão em concerto de “Porgy and Bess” sob a direção do maestro
Roberto Minziuck. Solista da Nona Sinfonia de Bethoven em diversos teatros do
Brasil e em Genebra, Suíça, apresentou-se cantando o Requiem de Fauré.
Gravou o CD “Versos Brasileiros” com a
Camerata Antiqua de Curitiba e o CD “Barroco Brasileiro” com composições de
André da Silva Gomes.
Demonstrou sua verstilidade artística,
interpretando Carlota no Musical “O Fantasma da Ópera” no Teatro Abril em São
Paulo, com mais de 700 apresentações.
Reconhecida pela crítica brasileira por
suas refinadas interpretações em “Floresta do Amazonas” de Villa-Lobos, “Carmina
Burana” de Carl Orff, “Weihnachts Oratorium” de Bach, “Exultate, Jubilate” de
Mozart e “Vier Letzte Lider” de Strauss.
Em 2008, Edna recebeu ótimas críticas
por seu trabalho em “Porgy and Bess” como Bess, Laureta em “Gianni Schcchi”
ambas no Teatro São Pedro, Echo em “Ariadne auf Naxos” no Teatro Municipal de
São Paulo e no XI Festival Amazonas de Ópera, e como Adele em “Die
Fliedermaus” no Festival Internacional de Ópera do Pará.
Em 2009 se dedica à gravações de Cd’s
de Lieder e a Sinfonia “Floresta do Amazonas” de Heitor Villa –
Lobos, com a Sinfônica do Estado de Minas Gerais no Brasil.
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