sábado, 17 de dezembro de 2011

Paulo Mandarino, TENOR

Com uma formação que extrapola o canto lírico e atinge as áreas de artes cênicas, piano, regência e violino, o tenor Paulo Mandarino fez sua estréia profissional em 1988 no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.



A delicadeza e a densidade que, à primeira vista, se contrapõem, têm seu ponto de encontro no timbre cristalino desse intérprete que, ao longo dos anos, vem incluindo em seu repertório todas as grandes obras do universo lírico, permitindo que ouçamos com o mesmo virtuosismo desde as coloraturas de Rossini até o realismo de Puccini, passando sempre por Donizetti e Verdi.

Tem trabalhado com Álvaro Apocalipse, Angela Zabrsa, Jorge Takla, Marcelo Marchioro, Naum Alves de Sousa e Walter Neiva. Sob a batuta de Alessandro Sangiorgi, David Machado, Elena Herrera, Emílio de César, Flávio Florence, Francesco La Vechia, Giuseppe Marotta, Giuseppe Onnis, Helder Trefger, Henrique Morelenbaum, Isaac Karabtchevsky, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, Julio Medaglia, Luís Fernando Malheiro, Osvaldo Colarusso e Roberto Tibiriçá, vem realizando óperas e concertos por todo o país.


Residindo atualmente na capital paulista, tem se dedicado também à formação de novas vozes - cantores e atores que buscam a beleza e o rigorismo do canto como forma de expressão de uma Arte que exige a dedicação de uma vida inteira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário