quinta-feira, 29 de março de 2012

Jamil Maluf, maestro



Natural de Piracicaba, Jamil Maluf estudou em São Paulo e completou sua formação musical na Alemanha com Francis Travis e Cláudio Santoro (Regência Orquestral), e Klaus Huber (Composição). Sob a orientação de Martin Stephani graduou-se em Regência Orquestral na Escola Superior de Música de Detmold. Em 6 anos na Alemanha regeu orquestras e participou de seminários com Sergiu Celibidache.
No Brasil, Jamil Maluf foi regente titular da Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Sinfônica Jovem Municipal e da Sinfônica do Paraná. Em 1990 criou a OER, da qual é diretor artístico e regente titular. Foi regente e professor no Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1981 e 2003 e, por quatro vezes (1980, 1986, 2000 e 2003) recebeu o prêmio APCA de Melhor Regente de Orquestra e, em 1985, pela Ordem dos Músicos do Brasil. Em 1996 recebeu do Governo do Estado o Prêmio Carlos Gomes na categoria de Regente de Ópera e o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como Personalidade Musical do Ano, este em 1997.
Como compositor de trilhas sonoras para teatro, Jamil recebeu, em 1999, o prêmio Apetesp pela peça Espias. Em 2000, o APCA por Imago e, em 2002, o Prêmio Panamco pela peça A Mão. Maluf criou ainda o programa Primeiro Movimento (TV Cultura), Palheta (Cultura FM), as séries Outros Sons, Ópera Estúdio e Cinema em Concerto. Em 2005 assumiu a direção artística do TMSP até o ano de 2009.


Críticas


26/11/2008 - Ópera Sansão e Dalila - Theatro Municipal de São Paulo
"Assim como a regência muito equilibrada de Jamil Maluf que, soube balancear com precisão palco e orquestra, sempre abrindo aos cantores o espaço necessário para que eles fossem ouvidos sem dificuldade."

Lauro Machado Coelho - Jornal o Estado de São Paulo
24/06/2008- Ópera Madame Butterfly - Theatro Municipal de São Paulo
"Regida pelo diretor musical Jamil Maluf, a Orquestra Experimental de Repertório, se não tira toda a música da música, também não abafa nada e toca com evidente empenho".

ARTHUR NESTROVSKI - Jornal Folha de São Paulo
23/06/2008 - Ópera Madame Butterfly - Theatro Municipal de São Paulo
"Jamil Maluf obteve resposta muito adequada da Experimental de Repertório e do Coral Lírico. O bom desempenho da orquestra se sobressaiu sobretudo na passagem do segundo para o terceiro atos, um dos momentos mais persuasivos do espetáculo."


Lauro Machado Coelho - Jornal o Estado de São Paulo


Um comentário:

  1. Por gentileza, gostaria do e-mail do Maestro Maluf. Desejo apresentar-me e poder mostrar algumas obras sinfônicas inéditas. Grato.
    Sr. Avraham
    e-mail: rac1836@yahoo.com.br

    ResponderExcluir