quinta-feira, 13 de maio de 2010

GUILHERME MANNIS, diretor artístico e regente titular


Bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006, criando com o grupo projetos como as Temporadas Anuais de Concertos, Formação de Plateias, Concertos nos Interiores, Turnê Brasil, Gravações de Música Brasileira, entre outros. Premiado em diversos concursos, esteve já à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Ribeirão Preto, Filarmônica do Espírito Santo e Petrobras Sinfônica; no México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. Teve como principal professor o maestro John Neschling e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula.
Foi vencedor do I Concurso Jovens Regentes e Solistas (São Paulo, 2002), realizado pela Fundação Eleazar de Carvalho associada à Orquestra da Rádio e Televisão Cultura (Sinfonia Cultura), comandando o grupo em concerto prêmio. Participou de diversos festivais com notável atuação, entre os quais se destacam as performances desenvolvidas em Campos do Jordão sob a orientação dos maestros John Neschling e Kurt Masur, e Instrumenta, no México, sob orientação de Jorma Panula.
Como diretor artístico da Sinfônica de Sergipe, Guilherme Mannis vem desenvolvendo reconhecido projeto de inserção da orquestra no cenário artístico nacional. Entre suas conquistas destacam-se a Turnê Brasil, que compreendeu as cidades de Curitiba (Teatro Guaíra), Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles), Brasília (Teatro Nacional Cláudio Santoro) e São Paulo (Sala São Paulo) com sucesso de público e crítica, a gravação de música brasileira (Suítes para orquestra de câmara e Bachianas Brasileiras nº3, de Villa-Lobos), as Temporadas Anuais de Concerto com a presença de artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Eduardo Monteiro, Nelson Freire, Emmanuele Baldini, Wagner Tiso, Amaral Vieira, entre outros, o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado e a popularização do acesso ao grupo.
Guilherme Mannis foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e apresentador do programa Sala de Concerto, dedicado à difusão da música sinfônica em Sergipe, entre 2007 e 2008.
Em 2010, Guilherme Mannis tem compromissos com a Sinfônica da Bahia, Sinfônica Nacional de La Paz, Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Filarmônica do Espírito Santo, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário