quarta-feira, 12 de maio de 2010

REGINA ELENA MESQUITA, mezzo (Amnéris, filha do faraó)

Regina Elena Mesquita, mezzo-soprano paulista, recebeu os prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1988 e 1992, como melhor solista vocal e, em 1996, o Premio Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros. Seu repertório abrange desde o Barroco até a Música da Broadway. Apresenta-se regularmente com as melhores orquestras sinfônicas do país e nos Estados Unidos da América fez sua estréia internacional no papel principal da Ópera Carmen de Bizet, com a Companhia de Ópera do Arizona, além de realizar diversos recitais de música de câmara e participar em todos os grandes Festivais de Ópera do Brasil.


Atualmente coordena o Núcleo Experimental de Opera da Escola Municipal de Musica do Theatro Municipal de São Paulo e é professora de canto lírico da ULM- Santa Marcelina; em 2008 fez a direção geral e cênica da Série "Encontro com a Ópera" na cidade de Araras, - SP, a convite da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). É professora responsável pelo Opera Estúdio do Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas, MG.
É Mestranda da UNICAMP em Artes Cênicas , com o tema "A montagem da Ópera Pelleas et Melisande de Claude Debussy no Palácio das Artes de Belo Horizonte em junho de 2008 - Um Estudo de Caso", sob a orientação do diretor Marcio Aurélio. Dentre seus trabalhos com Direção Cênica podemos destacar as óperas Bastião e Bastiana (TMSP); o Empresário de W.A Mozart e Maroquinhas Fru-Fru, de Ernst Mahle. (Poços de Caldas-MG) e o espetáculo "Maria, Maria" com o Madrigal Vivace de Poços de Caldas, MG, enfocando o olhar feminino na música popular brasileira.
Participou em janeiro p.p. da gravação do CD "Memória Paulistana", um projeto do grande pesquisador Sérgio Casoy, sobre as grandes vozes da atualidade a ser lançado, juntamente com um livro sobre as produções e os artistas participantes das montagens, no final de 2009. Foi solista na 9ª Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Sergipe em dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário