quarta-feira, 12 de maio de 2010

MARCELO VANUCCI, tenor (Radamés, (general egípcio, enamorado por Aïda)

Marcello Vannucci em 2008 interpretou Bacchus em Ariadne auf Naxos, no Municipal de São Paulo. No mesmo teatro, protagonizou ainda Samson et Dalila, recebendo a aclamação do público e da crítica especializada.

Vannucci é aluno do renomado tenor Benito Maresca, com quem permanece sob orientação técnica. Entre os prêmios que já recebeu ao longo de sua carreira estão o Collegi d’Advocats no Concurso Francisco Viñas de 1997, na Espanha, que lhe concedeu bolsa de estudo com a soprano italiana Magda Olivero; e o prêmio Carlos Gomes no Concurso Internacional Maria Callas, no ano seguinte.
Em 1993, estreou como solista em espetáculo do Coral Estadual de São Paulo e, dois anos depois, fez sua estréia em ópera como Ismaele em Nabucco, no Memorial da América Latina. Desde então, o tenor tem se dedicado a um repertório que inclui os grandes papéis para tenor spinto em obras como Aida, Alzira, Il Trovatore, Rigoletto, La Traviata, Otello, I Masnadieri, Simon Boccanegra, I Vespri Siciliani, Cavalleria Rusticana, Madama Butterfly, La Fanciulla del West, Tosca e Carmen. Vannucci tem se dedicado ainda à obra do compositor brasileiro Antonio Carlos Gomes, de quem já interpretou os títulos A Noite do Castelo, Maria Tudor, Colombo, Salvator Rosa, Il Guarany e Lo Schiavo.
Em 2004, atuou em Turandot no Palácio das Artes de Belo Horizonte, e em 2006 protagonizou Andrea Chénier e La Gioconda no Municipal de São Paulo, e Macbeth e Lucia di Lammermoor, no Theatro São Pedro. Recentemente, fez sua estréia internacional como Radamés em Aida, em Medellín, Colômbia, com excelente repercussão.

O tenor tem em seu repertório partes solistas de diversas obras corais-sinfônicas, como a Missa in Tempore Belli, de Haydn, e o Réquiem de Verdi. Em 2003, dividiu o palco com a soprano Kiri Te Kanawa em sua turnê pelo Brasil.
Vannucci já se apresentou nos maiores palcos do Brasil, em teatros como Municipal de São Paulo, Palácio das Artes de Belo Horizonte, Municipal do Rio de Janeiro, Amazonas, Pedro II e Teatro Nacional Claudio Santoro. Já atuou sob a regência de regentes como Julio Medaglia, Isaac Karabtchevsky, Túlio Colaccioppo, Roberto Duarte, Frederico Gerling Junior, Roberto Minczuck, Jamil Maluf, Mario Zaccaro, Silvio Barbato e Ira Levin.




Críticas
--------------------------------------------------------------------------------
O ESTADO DE SÃO PAULO - Terça-Feira, 04 de Agosto de 2009 - Lauro Machado Coelho

"O desempenho vocal foi o que teve de mais atraente a encenação da ópera Cavalleria Rusticana apresentada no Teatro São Pedro na tarde de domingo. Marcello Vannucci sempre foi um tenor identificado com o repertório verista e o seu rico timbre dramático o torna naturalmente indicado para enfrentar os problemas não pequenos oferecidos pelo personagem desta ópera de Pietro Mascagni. Ele os enfrentou com desenvoltura, encontrando o tom adequado de indignação no dueto com Santuzza; e de patético na cena em que se despede da mãe, antes do duelo com Alfio."

Folha de São Paulo - Jorge Coli - 07/12/2008
Sansão e Dalila - Theatro Municipal São Paulo

"O tenor brasileiro Marcelo Vanucci, no tremendo papel principal, mostrou sua voz homogênea e autoridade dramática."

O Estado de São Paulo - Lauro Machado Coelho - 21/08/2008
Ariadne Auf Naxos - Theatro Municipal de São Paulo

"Surpreendentemente adequado para o papel, com um timbre escuro que caiu muito bem a seu tipo de tenor spinto, de grande volume e projeção, Vannucci fez um belo dueto final com Eiko Senda, num palco vazio que os isolou, no casulo de seu encantamento um com o outro."

O Estado de São Paulo - Lauro Machado Coelho - 07/06/2006
Andrea Chenier - Theatro Municipal de São Paulo

"Foi surpreendente o desempenho de Marcelo Vannucci, muito à vontade como o poeta cujas convicções humanitárias... Vannucci teve uma atuação cênica bem acima da média costumeira. E o timbre brilhante e volumoso de lírico spinto moldou-se bem... com bastante sutileza".

Um comentário:

  1. Esse tenor esta na Italia para fazer uma tournee com a opera La Rondine. Passara por Lucca, Modena, Livorno, Pisa e Ravena.

    ResponderExcluir